TORCIDA JOVEM CRUZEIRO

Curtidas

TORCIDA JOVEM CRUZEIRO

Cruzeiro Esporte Clube, Minas Gerais


Verás que um Filho teu, não foge a Luta


Nome:
TORCIDA JOVEM CRUZEIRO
Time:
Cruzeiro Esporte Clube
Fundação:
07/09/1970
Sede:
Rua São Luiz, 22, Bairro Ressaca, Contagem - MG
Sub-sedes:
Site oficial:
torcidajovemdocruzeiro.webnode.com

História da Torcida da TORCIDA JOVEM CRUZEIRO

O cruzeiro é um dos poucos clubes brasileiros que podem se orgulhar de ter a torcida organizada mais antiga do Brasil ainda em atividade. No dia 7 de setembro de 1970, um grupo de amigos fanáticos cruzeirenses, que se reuniam para ir aos jogos do CRUZEIRO no Minerão, resolveu fundar a primeira to... 
O cruzeiro é um dos poucos clubes brasileiros que podem se orgulhar de ter a torcida organizada mais antiga do Brasil ainda em atividade. No dia 7 de setembro de 1970, um grupo de amigos fanáticos cruzeirenses, que se reuniam para ir aos jogos do CRUZEIRO no Minerão, resolveu fundar a primeira torcida organizada de Minas Gerais. Pela idade dos primeiros componentes do grupo não foi difícil escolher o nome: TORCIDA JOVEM .
 
O espírito democrático da torcida era latente desde o principio e o primeiro presidente foi uma mulher, a senhorita Kátia. Com o tempo, a torcida assegurou o seu lugar cativo nas arquibancadas ao lado do placar eletrônico e foi ganhando um grande número de adeptos. Em seus primeiros anos de TORCIDA JOVEM chegou a ter mais de 2.000 componentes e passou a acompanhar o CRUZEIRO onde a camisa azul estivesse. Falar em viagens pelo interior de Minas e por outros Estados do Brasil seria redundância. A TORCIDA JOVEM já esteve até do outro lado do mundo para ver o CRUZEIRO: no Japão.
 
A torcida até mesmo sofreu uma "divisão" quando alguns de seus componentes saíram para formar a Torcida Uniformizada Cruzeirense (TUC). No entanto, durante um bom tempo, as duas torcidas estiveram juntas. Naqueles tempos as torcidas organizadas viviam em função de seu amor pelo CRUZEIRO. Passar um sábado picando papel e criando bandeiras, quando estes instrumentos ainda eram permitidos nos estádios, era apenas um exercício de uma paixão azul. Eram os tempos do segundo presidente da história da facção, Geraldo Vágner Pereira, que ficou a frente da TORCIDA JOVEM por 15 anos consecutivos e deixou muitas saudades. Há quatro anos, Vágner foi agitar as bandeiras e exercitar o seu "cruzeirismo" numa outra gloriosa dimensão.
 
A TORCIDA JOVEM se concentra no portão 6 das arquibancadas do Mineirao, onde possui uma sala que foi inaugurada em 1980 com o nome do eterno ídolo Piazza. Mas com a morte do ex-presidente Vágner, o próprio Piazza abdicou do uso de seu nome em homenagem a Vágner. Por um bom tempo a sala foi o ponto de encontro dos torcedores que gostam de beber uma cerveja, falar sobre futebol e ouvir uma batucada ao vivo. Até pouco tempo vendiam cerveja gelada na sala da torcida, mas, recentemente, foi proibida pela Policia Militar.
 
A violência aliás é uma das preocupações da TORCIDA JOVEM, que nunca se envolveu em brigas com outras facções. Nos tempos da presidente Kátia a torcida costumava mandar cartas para as outras organizadas do país parabenizando-as pelos títulos de suas equipes e também recebia cartas de outras torcidas parabenizando o CRUZEIRO. As inscrições para entrar na torcida são por indicação de amigos e dos próprios componentes. Quando um componente é aceito, ele recebe uma carteirinha de graça. Hoje a sala ainda tem a tradicional mesinha de truco e vende camisas da TORCIDA, principalmente para crianças.
 
A torcida reduziu muito o seu tamanho e possui atualmente, 300 componentes. Há cinco anos o presidente é Geraldo Henrique Gonçalves, 45, e que começou na torcida como componente aos 16. Muitos dos antigos componentes ainda comparecem no estádio e dedicam todo o seu dia ao CRUZEIRO. Se o jogo começa as 17h, a TORCIDA JOVEM se reúne às 13h e só sai do estádio às 23h, quando fecha a barraca da querida dona Gorette, onde a torcida passou a se encontrar para beber cerveja. A TORCIDA JOVEM é tão tradicional que muitos torcedores ilustres não deixam de passar por ali, como Orlando Augusto, César Masci e Zezé Perrella.

Fotos da Torcida daTORCIDA JOVEM CRUZEIRO


Comentários sobre a TORCIDA JOVEM CRUZEIRO