TORCIDA IRA JOVEM DO GAMA

Curtidas

TORCIDA IRA JOVEM DO GAMA

Sociedade Esportiva Gama, Distrito Federal


A 1ª Ira do Brasil


Nome:
TORCIDA IRA JOVEM DO GAMA
Time:
Sociedade Esportiva Gama
Fundação:
03/03/2003
Sede:
Distrito Federal - DF
Sub-sedes:
Bondes
Site oficial:
www.flogao.com.br/iragama
Twitter:
IRA_oficial

História da Torcida da TORCIDA IRA JOVEM DO GAMA

Ano de 2003. Doze amigos tiveram a ideia de fazer uma bandeira e assistir ao jogo do Gama que ocorreria na semana seguinte, no Bezerrão, pela 1ª Fase da Copa do Brasil. E foi assim por algum tempo. Estes amigos iam aos jogos apenas para levar suas bandeiras. Desta forma, naturalmente passou a ser... 
Ano de 2003. Doze amigos tiveram a ideia de fazer uma bandeira e assistir ao jogo do Gama que ocorreria na semana seguinte, no Bezerrão, pela 1ª Fase da Copa do Brasil. E foi assim por algum tempo. Estes amigos iam aos jogos apenas para levar suas bandeiras. Desta forma, naturalmente passou a ser observado o crescimento de seguidores dessa torcida, que começava a trilhar novos caminhos. “A IRA é aquilo que me move e move muitos que fazem parte da sua história. O amor por uma torcida e por um clube não acontece da noite para o dia, ele acontece com a convivência diária. É muito emocionante saber que uma torcida que começou como diversão de um grupo de amigos se tornou conceituada, respeitada em todo Brasil e a única organizada do clube”, relembrou Victor Lima, diretor da torcida Ira Jovem do Gama.

Nascia, então, no dia 3 de março de 2003, a Torcida IRA JOVEM DO GAMA. O primeiro jogo, válido pela Copa do Brasil daquele ano, contra o Bangu, foi disputado no dia 12 de março. A partida foi no antigo Bezerrão, terminando com o placar de 2 x 0 para o clube alviverde, com 2 gols do zagueiro e ídolo Nen. Com mais ou menos 25 integrantes na arquibancada, duas bandeiras e um surdão apenas pra “representar”, posteriormente a Ira produziu uma faixa de 30 metros.

A partir daí, a torcida sempre esteve em todos os jogos do Gama no Centro-Oeste e em muitos jogos pelo Brasil. Cada um com sua colaboração e, aos poucos, foi sendo montada com muita dificuldade a maior torcida do DF. Símbolos, mascote, fontes, foram todos detalhadamente escolhidos com o intuito de demonstrar o amor pelo Gama de forma diferente das torcidas do clube já existentes.

Não tendo vínculo algum com a diretoria do Gama, a IRA JOVEM conseguiu suas conquistas de maneira independente, podendo não só empurrar o alviverde nos 90 minutos, mas também protestar, criticar e sugerir soluções buscando sempre o melhor para a entidade. A IRA JOVEM GAMA é a primeira torcida do Brasil a usar esse nome, depois sendo copiada por várias torcidas de diversos times do país.

Inicialmente, a IRA se resumia a um pequeno grupo que se reunia todos os finais de semana para assistir aos jogos do Gama. Esses jovens nunca imaginaram que a torcida poderia aumentar. Mas com o passar dos anos, o Gama necessitaria de uma torcida que incentivasse e defendesse as cores alviverdes. A IRA JOVEM assumiu este papel, totalmente independente do clube.

A IRA virou patrimônio da Sociedade Esportiva do Gama, agregou torcedores novos e ensinou muitos a amar o clube da cidade. O Gama sem a IRA é como se faltasse um jogador em campo, a IRA pulsa! A IRA com todo seu movimento contribuiu para que o Gama não acabasse e, por incrível que pareça, foram nos momentos mais difíceis do clube que pudemos notar o maior crescimento da torcida.

Novos caminhos
A IRA JOVEM GAMA nasceu após a insatisfação desses amigos, que eram integrantes de uma antiga torcida do Gama, e a incompatibilidade de ideais com outra torcida já existente. Já que o Gama se encontrava em constante decadência da 1ª para 2ª divisão e, posteriormente, para a 3ª divisão, após algumas reuniões: Heliomar, Breno, Helielson, Bruno, Sula, Raul, Ciro, Caio e Leonardo resolveram fundar uma torcida diferente das já existentes, com a visão de apoiar o Gama em qualquer circunstância, não importando a ocasião.

Logo após a decisão, a torcida recebeu o apoio de BB, Fabão, Lamarta, Fábio Galego (in memoriam) e os irmãos da 16 do Bonde Oeste. E assim surgiu a maior torcida do Distrito Federal, representando a Sociedade Esportiva do Gama.

Fotos da Torcida daTORCIDA IRA JOVEM DO GAMA


Comentários sobre a TORCIDA IRA JOVEM DO GAMA